O papel da liderança na cultura ética das organizações

Autora: Sandra Mesquita

No atual cenário empresarial, a ética e o compliance são temas de extrema relevância. Empresas de todos os setores e tamanhos estão percebendo cada vez mais a importância de estabelecer e promover uma cultura ética, alicerçadas em princípios de compliance adequados. Estamos vivendo em um mundo hiperconectado, aonde os acontecimentos estão inter-relacionados, toda ação tem potencial de gerar impactos relevantes, portanto, o custo de não se ter ética pode ser muito maior do que no passado. Diante desse cenário, a ética empresarial tornou-se uma peça-chave da estratégia das empresas, devendo ser impulsionada pelas lideranças.

A Ética

A palavra ética, que vem do grego ethos, quer dizer modo de ser, costume, hábito dos homens. Ela surgiu da necessidade de organizar a vida em grupo, a fim de garantir o bem-estar e a segurança da comunidade. Esse conceito nos leva a questionar ações e atitudes, tanto nossas quanto de outras pessoas, e a definir se tais condutas são boas ou más, corretas ou incorretas, no contexto da vida social.

No ambiente profissional, a ética se manifesta pelas dimensões e respeito ao espaço do outro e pela compreensão ao ambiente de trabalho, considerando:

• Convivência com o poder – tratamento isonômico a todos os indivíduos que perante a lei são iguais,  mesmo que tenham funções e atribuições diferentes;

• Convivência com a diversidade – respeito ao gênero, diferenças sociais, de formação, de raças; capacidade de entender ao outro como ser autônomo e digno

“Ser ético não é ser moralista, mas sim ter a capacidade de fazer escolhas responsáveis que reflitam o respeito à dignidade humana e a busca por um mundo mais justo e solidário.“ Mário Sérgio Cortella, filósofo e escritor brasileiro

Ética e compliance se complementam. Enquanto a ética influencia de maneira significativa na definição de missão, visão e na construção de um clima de confiança, respeito e solidariedade, o compliance opera como um guardião da cultura ética, zelando para que sejam obedecidas todas as normas legais e regulamentares que disciplinam o ambiente de trabalho, incluindo o código de conduta.

A ética empresarial

As aplicações e os estudos da ética ao longo dos séculos levaram ao estabelecimento de códigos de conduta no ambiente empresarial, que são o conjunto de valores éticos que permeiam os comportamentos aceitáveis no universo dos negócios, tendo como base o pensamento no outro, agindo com respeito e fazendo o que é certo. O crescente papel das empresas na sociedade propiciou a evolução do conceito de existência das mesmas: As empresas não existem somente para criar riqueza para os sócios e sim para gerar lucro, considerando todos os capitais envolvidos, respeitando pessoas, sociedade e meio ambiente.

Importante destacar que, quanto menos institucionalizada for uma sociedade, mais relevante será a ética no setor empresarial. Ou seja, a ética vai muito além das transações comerciais e está fundamentada, em grande parte, no cotidiano das pessoas. Afinal, os negócios, a ética e os indivíduos apresentam, de alguma forma, uma interconexão.

A relevância da Ética em um mundo hiperconectado

Estima-se que existam mais de 20 bilhões de aparelhos conectados à internet, incluindo cerca de 2 bilhões de websites, segundo dados da consultoria IoT Analytics. Esse contexto de hiperconexão se reflete em algumas das principais macrotendências presentes no mundo atual, que estão vinculadas às questões sociais, ambientais, tecnológicas, éticas e de governança.

Este cenário está reformulando as relações de trabalho, trazendo novas regulações tecnológicas, novos protocolos de convívio social, considerando também o uso de recursos naturais e de matérias-primas.

Estas percepções contemporâneas em evolução revelam cobranças cada vez maiores de todos os stakeholders quanto às questões não financeiras, relacionadas à responsabilidade e à ética empresarial. Estamos falando aqui que a ética empresarial está totalmente ligada à sustentabilidade das empresas, sendo, portanto, um tema estratégico e muito poderoso, uma vez que pode criar ou destruir valores organizacionais no médio prazo.

A cultura de ética empresarial

Vimos até aqui que, a ética empresarial tornou-se um elemento fundamental da estratégia empresarial, sendo que o cultivo desta cultura nas organizações se torna cada vez mais importante para o sucesso e longevidade das mesmas, devendo ser impulsionado pelas lideranças. Mas ter o senso forte de ética e compliance atuante não é garantia de que tudo vai dar certo o tempo todo.

A cultura de ética só é autêntica quando se torna uma parte viva do trabalho cotidiano dos colaboradores, em todos os níveis da empresa. Para que isso se torne uma prática por meio de ações significativas, a liderança precisar estar a frente deste processo, buscando criar, manter ou mudar sistemas culturais, personificando os valores organizacionais, atuando como legítimos representantes do que de fato as empresas precisam e das crenças que efetivamente colocam em ação em suas operações.

Como guardiã da cultura organizacional, a liderança estabelece o tom ético que será seguido por todos os membros da equipe, sendo que suas ações e comportamentos diários servirão como um modelo para os colaboradores, devendo demonstrar:

– A importância da integridade, transparência e respeito mútuo no ambiente de trabalho

– Confiança e compromisso, tanto dos funcionários quanto de outros stakeholders da empresa,

– Incentivo a comunicação aberta e honesta, garantindo que os funcionários se sintam à vontade para relatar preocupações éticas sem medo de retaliação.

Uma cultura ética sólida não apenas contribui para o bem-estar dos colaboradores, mas também fortalece a reputação da empresa no mercado e na comunidade em geral, devendo ser nutrida pela liderança, estando presente em todas as decisões e práticas da empresa.

Portanto, é imprescindível que os líderes reconheçam o poder de sua influência e assumam a responsabilidade de serem os arquitetos de uma cultura ética exemplar, onde os valores organizacionais e a conduta ética são sinônimos de excelência e prosperidade para todos os envolvidos.

Referências

Aula PFCC da Board Academy Br Academy ministrada por Andrea Villaça

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA – IBGC. Governança Corporativa e Integridade Empresarial, Dilemas e Desafios. 1. ed. São Paulo: Saint Paul, 2017.

Se esse artigo fez sentido para você…

👍 Deixe um like.

😉 Faça um comentário.

✔ Siga a Newsletter Propósito em Pauta.

Deixe um comentário