Autora: Sandra Mesquita
Denominações para caracterizar o nosso mundo atual não faltam – Mundo VUCA (Volatility – Volátil, Uncertainty – Incerto, Complexity – Complexo, Ambiguity – Ambíguo)
Mundo BANI (Brittle – Frágil, Anxious – Ansioso, Non-linear – não linear, Incomprehensible – Incompreensível)
Diante deste cenário, a única certeza que todos nós temos no mundo dos negócios é que vivemos no grau máximo da incerteza, que vem se agravando diante da aceleração tecnológica alucinante, tornando o futuro cada vez mais incerto. Com isso, o exercício do planejamento estratégico se torna desafiador, colocando em xeque as práticas e aprendizados tradicionais, pois já não conseguem nos guiar e dar respostas diante de tantas mudanças.
Ora, se o ato de planejar requer definição de metas para o futuro com determinação de recursos para alcançá-las, como fazer isso diante de um futuro cada vez mais imprevisível? Precisamos ajustar o nosso mindset para uma visão de análise de cenários, aonde iremos exercitar por meio de várias perguntas, fazendo um planejamento dinâmico que se ajusta à medida dos acontecimentos.
Então, o que estamos reforçando aqui é que precisamos exercitar ao máximo as análises de cenários possíveis e mais prováveis de acontecerem e nos preparar para eles, buscando sempre o aprimoramento e o nível de prontidão para as decisões em tempo real à medida que as coisas acontecem. Fazer isso não é algo trivial, requer de fato uma grande mudança na forma de conduzirmos os negócios, nos remetendo portanto aos movimentos da agilidade iniciados com o desenvolvimento de software em 2001.
Mas será que colocar neste movimento de agilidade toda a responsabilidade para enfrentar a incerteza, é o caminho? O que tem ocorrido é que temos feito planejamentos mais curtos e mais genéricos, já que detalhar muito não faz sentido diante das imprevisibilidades. Estamos sempre correndo, e quando pensamos que estamos chegando, o cenário muda e temos que alterar de novo a estratégia, prevalecendo a sensação de nunca conseguirmos atingir os objetivos… Existe uma expressão que retrata bem essa sensação: “Cachorro correndo atrás do rabo”.
Esse sentimento vem permeando cada vez mais os negócios no mundo atual. Com todas as pessoas que venho conversando, a sensação é de que estamos sendo levados por uma correnteza e diante de tantas mudanças, acabamos ficando sem forças para criarmos as condições para navegar.
Voltamos então a reforçar aqui a necessidade de mudarmos nossa forma de enxergar e lidar com os acontecimentos. Precisamos nos adaptar com coragem e determinação para de fato criarmos o futuro que queremos. Exige uma preparação, um exercício constante de visão.
Abaixo temos um modelo que pode nos apoiar neste exercício.

Slide extraído do material preparado e utilizado pelo Professor Diogenes Lima nas aulas do PFCC
Detalhando um pouco estas etapas, temos:

Elaboração pela autora do artigo Sandra Mesquita com base nas aulas do PFCC ministradas pelo Professor Diognes Lima.
Observem que estamos trazendo aqui uma analogia interessante com o mundo dos esportes pois estamos falando de jogo. Isso me remete a um texto fantástico elaborado por Martha Gabriel, PhD e publicado pelo MIT Sloan Management Review Brasil.
No artigo, é realizada uma analogia entre VIAGEM e JOGO.
Quando se planeja uma uma VIAGEM, é possível controlar grande parte das variáveis futuras – datas de saída e chegada, meio de transporte, compra antecipada de tickets, reserva de hotéis, que tipos de atividades vamos fazer, nossos companheiros de jornada, etc. A incerteza é menor e fica por conta do clima e eventuais inconvenientes, que podem afetar pouco os planos. Neste contexto, planejar é uma estratégia que frequentemente funciona bem para viagens.
Já em um JOGO, no ambiente dos esportes: as variáveis são em grande quantidade e incertas, dificultando até mesmo para o melhor jogador do mundo, prever ou controlar o que vai acontecer — condições climáticas, estado emocional, vulnerabilidades físicas, condições da quadra/pistas, estado do(s) adversário(s), e muitas outras mais, dependendo da modalidade do esporte/jogo. Nesse tipo de contexto, melhor que planejar, é avaliar os cenários possíveis e mais prováveis de acontecerem, e se preparar para eles.
Ou seja, quando o grau de incerteza é alto, conseguir enxergar cenários e se preparar para tomar as melhores decisões em tempo real quando eles acontecem passam a ser os principais diferenciais estratégicos.
O que Martha Gabriel, PhD traz é que em futuros incertos, além da agilidade (para se adaptar rapidamente) precisamos de outras disciplinas estratégicas para o sucesso dos negócios:
– Future studies, para trazer visão, enxergar cenários
– Preparo, para desenvolver as habilidades e agir contextualmente, em tempo real
O novo conceito trazido por Martha Gabriel, PhD para abarcar estas 3 disciplinas é denominado Readiness: future studies + preparo + agilidade
Ou seja, a mudança de mindset de planejamento tradicional para readiness é uma transformação profunda na humanidade. Este processo é muito desafiador para nós pois fomos configurados biologicamente e educados até recentemente para reagir, não para antecipar. Estamos falando de empreender em situações inéditas e vislumbrar modelos de negócios desconhecidos – ou seja, negócios do futuro.
E o futuro não espera, temos que desenvolver e implementar agora essas disciplinas estratégicas em nossas organizações e em nossas vidas. Estou certa que para garantir uma jornada readiness, as organizações precisam escalar bem o seu time para que juntos possam realizar boas partidas, ganhar campeonatos! É neste contexto que entra o papel de um conselho consultivo, capaz de aplicar uma governança proativa, que por meio do exercício constante da visão de futuro, consegue criar as condições no presente para o sucesso nos negócios.
E você, está preparado para a Jornada Readiness?
Referências
Aula PFCC da Board Academy Br Academy ministrada pelo mestre Diogenes Carvalho Lima
Estratégias da incerteza: planejamento versus readiness https://mitsloanreview.com.br/post/estrategias-da-incerteza-planejamento-versus-readiness
Se esse artigo fez sentido para você…
👍 Deixe um like.
😉 Faça um comentário.
✔ Siga a Newsletter Propósito em Pauta.


Deixe um comentário